Troca de Óleo do Câmbio Automático

Troca de Óleo do Câmbio Automático

Por mais que pareça óbvia, a troca de óleo do câmbio automático ainda não é uma rotina de manutenção para muitos condutores. Algumas vezes por esquecimento, outras por equívocos em relação aos polêmicos óleos vitalícios, a negligência no cuidado com o fluido é uma das principais causas de avaria do câmbio.

 

 

Realizar a troca do óleo de câmbio automático preserva a integridade do sistema de câmbio e seus componentes. De acordo com o manual do proprietário, apenas alguns modelos precisam ser trocados e somente a partir de elevadíssimas quilometragens ou tempo de uso.

Por que é necessária a troca de óleo do câmbio automático?

Para compreendermos de forma bem simples, vamos primeiro entender: como é a  lubrificação de um câmbio manual? Ela ocorre por salpico, aspersão. Ou seja: as engrenagens jogam óleo umas nas outras e tudo está lubrificado dentro de uma caixa de câmbio manual. 

Já a lubrificação feita por um no câmbio automático é semelhante a de um motor. Ela tem uma bomba de óleo que trabalha com lubrificação forçada. Então é simples chegar a essa conclusão: se lá no motor eu preciso de troca de óleo preventiva, seja ela por quilometragem ou por vida útil do próprio fluido, eu também preciso fazer a troca de óleo do câmbio automático numa caixa automática. Correto?

Talvez agora você esteja se perguntando: “ lá no motor há  uma combustão interna e uma temperatura extremamente elevada, e o óleo degrada…. mas e no fluido da transmissão, como funciona?”

A degradação do óleo do câmbio automático

Vamos explicar também de um jeito bem simples para você entender bem fácil. Nos câmbios automáticos, há uma peça chamada conversor de torque, que liga o motor ao câmbio.  E dentro dessa peça, o fluido pode atingir em condições normais de trabalho, sem exigências fora do comum, temperaturas de até 300º graus Celsius.

Por essa razão, concluiu-se que sim – o fluido se degrada quando exposto à temperatura normal de funcionamento do câmbio e, por isso, há necessidade de troca de óleo do câmbio automático. 

Já a lubrificação feita por um no câmbio automático é semelhante a de um motor. Ela tem uma bomba de óleo que trabalha com lubrificação forçada. Então é simples chegar a essa conclusão: se lá no motor eu preciso de troca de óleo preventiva, seja ela por quilometragem ou por vida útil do próprio fluido, eu também preciso fazer a troca de óleo do câmbio automático numa caixa automática. Correto?

Talvez agora você esteja se perguntando: “ lá no motor há  uma combustão interna e uma temperatura extremamente elevada, e o óleo degrada…. mas e no fluido da transmissão, como funciona?”

A degradação do óleo do câmbio automático

Vamos explicar também de um jeito bem simples para você entender bem fácil. Nos câmbios automáticos, há uma peça chamada conversor de torque, que liga o motor ao câmbio.  E dentro dessa peça, o fluido pode atingir em condições normais de trabalho, sem exigências fora do comum, temperaturas de até 300º graus Celsius.

Por essa razão, concluiu-se que sim – o fluido se degrada quando exposto à temperatura normal de funcionamento do câmbio e, por isso, há necessidade de troca de óleo do câmbio automático. 

Seguindo essa dica e fazendo a troca do fluido da transmissão em no máximo 50 mil kms rodados, você terá a vida útil do seu câmbio aumentada. E isso traz muitos benefícios a você, sendo os principais:

  • melhor performance no no funcionamento do carro, considerando dirigibilidade, conforto,  e até alcance de maiores velocidades em menos tempo;
  • evitar altíssimos gastos de manutenção corretiva.

 

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